Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Indecisão vocacional e discernimento


A indecisão vocacional é um momento importante que acompanha o processo de discernimento vocacional de um jovem que se sente chamado à vida religiosa ou ao sacerdócio.

Em um determinado momento da caminhada vocacional o jovem se questiona: abraçar o sacramento do matrimônio ou assumir o carisma de uma congregação religiosa? Segundo o papa João Paulo II, “uma decisão ideal seria aquela sustentada por diversas motivações”.

Quando falamos de indecisão vocacional devemos olhá-la a partir de duas dimensões, uma dimensão ativa e outra passiva. De um lado a indecisão ativa tem a capacidade de romper com os comportamentos condicionados exigindo respostas conscientes e responsáveis. De outra lado, ela pode representar uma atitude de passividade onde a pessoa nunca chega a uma conclusão. Ela nunca responde e continua sonhando sem se confrontar com a realidade.

Infelizmente, algumas ideologias da cultura contemporânea como o individualismo, consumismo, hedonismo e a prevalência do ter em relação ao ser dificultam ou impedem o jovem de ter uma clareza sobre a vocação e todo processo que a caracteriza. Como consequência, muitos jovens entram na vida religiosa fazendo caminhos paralelos. De um lado o jovem se engaja no processo de formação e de outro lado ele continua criando possibilidades futuras caso o processo de formação seja interrompido. Essa instabilidade impede o jovem de viver o processo de formação de maneira integral e como um tempo de graça.

Nesse sentido, o processo de acompanhamento vocacional e de discernimento é fundamental. É durante esse tempo que o animador vocacional deve criar espaços de diálogo para favorecer um acompanhamento integral, um acompanhamento que leve em consideração a história pessoal de vida do jovem vocacionado, suas motivações vocacionais, sua experiência de fé, além de dar respostas concretas às dúvidas, medos e questionamentos que acompanham a descoberta vocacional.

Para superar a indecisão passiva, o animador vocacional deve ajudar os jovens a formularem um projeto de vida animado pelo espírito de Jesus e aberto a acolher sempre a vontade de Deus.

discernimento p avila

O animador vocacional deve clarificar e reforçar as motivações vocacionais ajudando os jovens no processo de decisão. Nesse processo, o jovem vocacionado deve se tornar autônomo e capaz de elaborar decisões responsáveis e maduras.

Podemos concluir que o jovem descobre sua vocação em um contexto fortemente condicionado pela cultura contemporânea.

Às vezes ele sente medo do desconhecido, medo do engajamento que a vida religiosa exige, medo das possíveis frustrações, fracassos etc. Para vencer todos esses medos, a experiência pascal dos primeiros discípulos pode se tornar um paradigma para superar as indecisões em vista de respostas conscientes e bem discernidas.

A experiência pascal dos primeiros discípulos é marcada pela travessia do medo para a confiança. Essa travessia modificou completamente a vida dos primeiros discípulos e o discernimento vocacional deve seguir essa mesma dinâmica, pois o Espírito que animava as primeiras comunidades cristãs é o mesmo Espírito que continua nos animando e suscitando no coração da juventude a beleza e a sacralidade da vocação.

A descoberta da vocação até a sua resposta definitiva exige uma caminhada de fé autêntica para possibilitar a passagem do medo para a confiança, em outras palavras, o discernimento vocacional exige uma experiência pascal profunda pois discernir o chamado de Deus em meio a tantas outras vozes exige confiança, coragem e disponibilidade.

A vida e a história nos ensinam que, para o ser-humano, não é fácil reconhecer a forma concreta à qual Deus nos chama e qual é o nosso desejo, por isso a tradição da Igreja nos oferece o discernimento como uma proposta de luz face às indecisões que surgem em nosso caminho.

O número 51 da Encíclica “A alegria do Evangelho” do papa Francisco nos apresenta três verbos que podem nos ajudar a definir um itinerário de discernimento vocacional: reconhecer, interpretar e escolher. Reconhecer a ação de Deus na vida concreta, interpretar o chamado de Deus através da escuta da Palavra de Deus e escolher ou responder através de um ato livre, consciente e responsável.

Enfim, não existe vocação que não seja orientada a uma missão acolhida com indecisões ou certezas. O importante é não cruzar os braços diante dos medos e das dificuldades, mas de preferência confiar e arriscar avançando sempre para águas mais profundas pois o Cristo ressuscitado caminha conosco nesta bela e formidável aventura.

“O discernimento torna-se indispensável quando se trata da busca da própria vocação.

Pois esta, na maioria das vezes, não aparece logo clara ou completamente evidente, mas vai-se identificando pouco a pouco. O discernimento, que se deve fazer neste caso, não há de ser entendido como um esforço individual de introspecção, cujo objetivo seria conhecer melhor os nossos mecanismos interiores para nos fortalecermos e alcançarmos certo equilíbrio. A vocação é um chamado do Alto e, neste caso, o discernimento consiste, sobretudo em abrir-se ao Outro que chama.

Portanto, é necessário o silêncio da oração para escutar a voz de Deus que ressoa na consciência”.

(Papa Francisco)


Artigos relacionados

Vocação

Agosto, mês vocacional

O mês vocacional, instituído no Brasil há quase 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. É uma e...
Vocação

Três, dois, um... Feliz ano 2020!

Alegria e entusiasmo é o que temos no coração ao começarmos o novo ano de ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOCACIONAL no norte do Brasil.  Nestes di...
Vocação

Ordenação diaconal de Lucivaldo

Domingo 06 de dezembro, em missa solene presidida pelo bispo diocesano de Novaliches (Filipinas), dom Robert O. Gaa, D.D.,  foi ordenado diáco...
Vocação

Terceiro ano vocacional do Brasil

Nesse domingo, 20 de novembro 2022, 34º do Tempo Comum, a Igreja celebra Jesus Cristo, Rei do Universo. É também o Dia Nacional dos Cristãos leigos...