Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Vocação: a beleza do chamado e os desafios do discernimento


O discernimento vocacional será um dos temas de discussão do Sínodo dos Bispos que acontecerá em Roma no mês de outubro. A pertinência do tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” nos coloca diante da evidência de uma crise que vem atingindo as vocações religiosas e sacerdotais.

A evidência desta crise nos questiona fortemente, sobretudo com relação às metodologias que utilizamos no processo de discernimento vocacional dos jovens que acompanhamos.

É importante lembrar que toda vocação reflete uma beleza sagrada que emana de Deus. A vocação é antes de tudo um chamado de Deus e, se falamos em crise de vocações, devemos situá-la em relação à mudança de época que caracteriza nossa sociedade e à credibilidade da mensagem que estamos veiculando entre os jovens que acompanhamos.

Deus continua suscitando no coração da juventude a beleza do chamado a uma vocação específica.

Nós, enquanto animadores vocacionais, devemos nos questionar sobre como estamos propondo aos jovens a beleza da vocação e do encontro com o Cristo que é o fundamento de toda vocação.

Sem dúvida, as grandes transformações no âmbito da ciência, das novas tecnologias e as rápidas mudanças que alteraram o cenário social onde construímos nossas relações modificaram consideravelmente a identidade do jovem pós-moderno. De um lado nós temos uma geração jovem que é vítima do discurso atraente de um mundo irreal e virtual, e de outro lado nós temos uma geração que reconhece a importância de discernir os sinais dos tempos a partir da relação entre fé e vida concreta.

Porém, as duas gerações se encontram na mesma encruzilhada. Elas partilham os mesmos dramas e esperanças, fracassos e vitórias, sonhos e projetos futuros. Em um mundo que se transforma rapidamente, os jovens são chamados a cruzarem as fronteiras da indiferença e da alienação para se tornarem protagonistas de um novo caminho que deve ser construído com muita lucidez, coragem, esperança e acima de tudo com muita fé.

Nesse sentido, o Papa Francisco propõe um acompanhamento dos jovens a partir da fé, da escuta da Tradição da Igreja tendo como objetivo um acompanhamento integral que ajude os jovens a assumirem as escolhas fundamentais da vida sempre com audácia e coragem.

A experiência de fé constitui o elemento fundador de toda experiência cristã e o parâmetro para todo acompanhamento vocacional.

sinodo jovens papaPodemos concluir que os desafios que acompanham o processo de discernimento vocacional é um reflexo das experiências ou o resultado de um mundo em constante transformação. Por isso, antes mesmo de começar um acompanhamento, o animador vocacional deve ser capaz de compreender o mundo e suas rápidas mudanças para poder discernir entre os sinais dos tempos que interferem fortemente no processo de construção da identidade dos jovens.

O animador vocacional deve se confrontar com todas essas mudanças e, se for preciso, mudar de direção buscando novos espaços de acompanhamento para favorecer o diálogo e a partilha. O animador vocacional deve ser criativo e caminhar contra a corrente das ideologias vazias que ameaçam o engajamento do jovens diante do chamado de Deus. Ele deve compreender que o discernimento vocacional é tempo de ser fermento na massa, tempo de paciência, de esperança e de muita oração.

Um verdadeiro acompanhamento vocacional deve permitir aos jovens a descoberta do projeto de Deus em suas vidas e como acolher esse projeto com liberdade e responsabilidade.

Discernimento não significa conhecer o futuro para querer antecipá-lo, mas possibilitar uma experiência de formação que passe primeiro pelo encontro com o Cristo e em seguida pelo discernimento dos caminhos que ele nos chama através de uma vocação específica.

Enfim, o discernimento vocacional exige paixão! Ele se encontra em um momento de reelaboração. Talvez podemos falar de um novo paradigma para o acompanhamento e discernimento dos jovens, não necessariamente propor a criação de um novo modelo, mas de preferência voltar às raízes e ao essencial para responder os anseios e questionamentos de uma juventude que tem muito a oferecer à Igreja e à sociedade.

sinodo jovens destaque


Artigos relacionados

Artigos

Missão para libertar

"Missão para libertar" é o tema da Campanha Missionária de 2014, que tem como lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). A reflexão do...
Artigos

Nossa Senhora de Guadalupe padroeira das Americas

Todos os anos, de 9 a 12 de dezembro, a maior cidade da América latina abre-se para receber os católicos que – de todo o país vêm celebrar a festa ...
Artigos

NADA É COINCIDÊNCIA, TUDO É PROVIDÊNCIA

Nada acontece por acaso. Tudo tem propósito de Deus. Mesmo nos momentos sombrios de nossa existência, podemos ser surpreendido pela providencial di...
Artigos

“O quarto Andar”, lar dos missionários idosos.

Na cidade de Parma, no norte da Itália, no "Quarto Andar" da Casa Mãe dos Missionários Xaverianos, funciona uma espécie de hospital, um setor adapt...