Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Pré-sínodo da Juventude em Roma


Os idosos sonharão, e os jovens profetizarão”. (Joel 3,1) - “Nós precisamos de jovens profetas, mas estai atentos: nunca sereis profetas se não tiverdes em conta os sonhos dos idosos”, Papa Francisco.

Estiveram reunidos em Roma dos dias 19 a 25 de março de 2018 mais de 300 jovens de todas as partes do mundo e de todas as crenças.

sinodo cq5dam.web .800.800 1

O Papa Francisco convocou este momento de partilha e convivência entre os jovens, com a finalidade que os jovens pudessem ter voz ativa na caminhada de preparação do sínodo dos bispos sobre os “Jovens, a fé e o discernimento vocacional” que sera em outubro deste ano.

Na segunda feira para abrir os trabalhos sinodais esteve presente o Papa Francisco que interpelou os jovens a falarem sem medo, nas suas palavras ele disse “falem sem filtro”.

Os jovens foram muitos sinceros nas suas partilhas sobretudo em relação e confronto a Hierarquia da Igreja Católica.

Os jovens nas suas partilhas afirmaram que muitas vezes não têm voz na Igreja e que muitas vezes quando propõem qualquer coisa de novo na realidade onde se encontraram recebem uma simples resposta “sempre foi feito assim”, o Papa convidou os jovens a superarem esta logica que afeta não só a Igreja, mas toda a sociedade.

Os trabalhos sinodais continuaram toda a semana com as discussões nos grupos linguísticos (Italiano, Inglês, Francês e Espanhol) e as plenárias, onde depois da leitura do rascunho do documento os jovens tiveram o “microfone aberto” para comentar dando pareres positivos ou negativos.

O encontro contou com uma equipe de redação multicultural e multi-religiosa que teve muito trabalho para elaborar uma síntese de todas as reflexões de cada grupo e traduzir para o inglês que era uma das linguás oficiais do encontro.

sinodo3

A reunião contou com uma boa participação dos jovens do oriente médio que destacaram e lembraram de todos os cristãos e dos jovens cristãos que ainda hoje morrem por causa do Evangelho de CRISTO.

No sábado a tarde estivemos conhecendo a Vila Pontifícia de Castel Gandolfo e a noite um belíssimo momento de conclusão preparado pelos jovens da Diocese de Albano e um Show de Suor Cristina, vencedora do The Voice Italy que com seus 29 anos evangeliza através da musica.

A maior delegação depois da Italiana foi aquela brasileira que contou com a presença de:

Lucas Galhardo (representante do Movimento Jovem de Schontat), Barbara Tavares (representante da Comunidade Shalom), Thúlio Donizete (Representante da comunidade Cancão Nova), Felipe Domingues (representante da Dicastério para a Educação Católica), Leon Patrick (representante da Caritas Internacionalis), Ir. Maria Nilda (representante das formadoras da vida religiosa), Ir. Evanderson Luiz, SX (representante dos Religiosos da America Latina), Matheus Vinicius (representante dos Seminaristas do Brasil), os delegados enviados pelas CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foram Ariany de Oliveira (Juventude Redentorista), Davi Rodrigues (Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude) e Julieny Martins (Jovens Conectados), alem dos padres moderadores dos grupos: Pe. João Chagas (Comunidade Shalom) e Pe. Cristiano Pinheiro (Comunidade Shalom) e dos moderados online: Victor Hernández (Seminarista Comunidade Shalom), Saulo Dantas (Comunidade Shalom) e Leticia Carneiro (Movimentos dos Focolares) e o secretario do Dicastério para os leigos, vida e família Pe. Alexandre Mello, I.Sch.

sinodo1

Este pré-sínodo contou com algumas novidades, dentre elas se destaca: a própria reunião pré-sinodal de consulta, que em America Latina chamaríamos de VER isto è, desde que Paulo VI institui o Sínodo dos Bispos como um instrumento de “consulta” do Papa aos Bispos è a primeira vez que também os leigos podem dar as contribuições ativas, e os participantes online, isto é, tiveram mais de 15.000 jovens escritos online via facebook entre eles o grupos, destacamos aquele dos lusófonos (aqueles que falam Português) em 2° lugar. Os jovens que estavam online tinham voz ativa também nas discussões pré-sinodais.

Os trabalhos sinodais foram conclusos no sábado com a aprovação do documento final de 16 paginas que expressa um pouco das preocupações, das alegrias e das tristezas dos jovens de hoje.

O pre-sínodo se concluiu no domingo com a Santa Missa de Ramos presidida pelo Francisco na Praça São Pedro.

O Santo Padre foi profético na homilia pedindo que os jovens não deixem que ninguém roube a alegria e que ninguém cale a voz dos jovens, exortou os jovens mais uma vez a ser a alegria do evangelho em todo o mundo, esta alegria que muitas incomoda.

Nas Palavras do Santo Padre no fim da homilia:

sinodo 2            “Há muitas maneiras de tornar os jovens silenciosos e invisíveis. Muitas maneiras de os anestesiar e adormecer para que não façam «barulho», para que não se interroguem nem ponham em discussão. «Vós… calai-vos!» Há muitas maneiras de os fazer estar tranquilos, para que não se envolvam, e os seus sonhos percam altura tornando-se fantastiquices rasteiras, mesquinhas, tristes.

Neste Domingo de Ramos, em que celebramos o Dia Mundial da Juventude, faz-nos bem ouvir a resposta de Jesus aos fariseus de ontem e de todos os tempos (também os de hoje): «Se eles se calarem, gritarão as pedras» (Lc 19, 40). Queridos jovens, cabe a vós a decisão de gritar, cabe a vós decidir-vos pelo Hossana do domingo para não cair no «crucifica-O» de sexta-feira…

E cabe a vós não ficar calados. Se os outros calam, se nós, idosos e responsáveis (tantas vezes corruptos), silenciamos, se o mundo se cala e perde a alegria, pergunto-vos: vós gritareis?

Por favor, decidi-vos antes que gritem as pedras

sinodo docfinal 1

O documento final do pré-sínodo foi entregue ao Papa Francisco por jovens representantes de cada continente no fim da Missa antes do Angelus.

O responsável em entregar o documento foi o jovem Yithzak Yerel do Panama que com suas palavras expressou ao Papa que o documento “mais do que palavras, lhe entregamos a nossa vida e os desejos mais profundos de nosso coração”.

O documento final está disponível online em inglês e està sendo traduzindo em varias línguas.

Roma, 25 de março de 2018.

 


Artigos relacionados

Artigos

5º EJUMIX

Entre os dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro acontece na Paróquia Sant´Ana de Laranjeiras do Sul - Pr, o 5º EJUMIX-Encontro da Juventude Mission...
Artigos

Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira de toda a América

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar ...
Artigos

VOCÊ JÁ LEU?

Você já leu sobre o Sínodo para a Amazônia? Sabe como acontecerá? Em entrevista na última semana ao jornalista Domênico Agasso, do jornal ...
Artigos

A Carta Testamento é itinerário de santidade para todos

São Guido, é verdade, escreveu tendo em vista os que estavam e no futuro, poderiam estar, na família xaveriana, porém ele fundamenta no batismo a g...