Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Paróquia Missionária, comunidade de comunidades (Vídeo)


A paróquia geralmente, tem apenas um desempenho burocrática, no sentido que é distribuidora de sacramentos e prestadora de serviços religiosos, portanto é um grande desafio que a paróquia se torne missionaria. O vídeo apresenta a experiência da paróquia São Francisco Xavier, atendida pelos missionários xaverianos formada por comunidade de comunidades em Coronel Fabriciano (MG).

Se pensarmos a paróquia como estrutura, pode significar o fim da missão por ser estática, burocrática, sem alma nenhuma, que cumpre apenas com suas obrigações. Ao contrário a missão nasce do amor, da caridade, das relações fraternas e verdadeiras, simétricas e dialógicas, estendidas a todos, sem excluir ninguém.

A missão na paróquia não passa pela simples distribuição de sacramentos, mas pela resposta a um chamado de discipulado missionário que se realiza numa intensa vida de fraternidade aberta a todos. Jamais essa fraternidade constituirá círculos fechados. 

Neste sentido, a perspectiva da paróquia missionária pode representar um caminho de renovação para a comunidade eclesial, como aponta o Documento de Aparecida (cf. DAp 173), entretanto as relações acontecem nas comunidades. Desta maneira a paróquia deve ser “rede de comunidades” (DAp 172), que faz sentir à pequena comunidade a pertença a uma comunidade maior paroquial. 

Compreendemos que nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé (DAp 365).


Artigos relacionados

Artigos

Sínodo aprova o documento final

Defesa dos povos indígenas, rito amazônico, novos ministérios, diaconato das mulheres, inculturaç...
Artigos

Com Francisco, onze anos “mar adentro”

Em 13 de março de 2013, o conclave de cardeais, para a eleição do novo Papa, elegeu o e...
Artigos

“O quarto Andar”, lar dos missionários idosos.

Na cidade de Parma, no norte da Itália, no "Quarto Andar" da Casa Mãe dos Missionários Xaverianos...
Artigos

Interfaces da missão na América Latina

Realizamos o 6° Encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americano (CEMLA) na Casa ...