Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja


O encontro foi oportunidade para partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para a Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro de 2019.

POR ASCOM REPAM

“O processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos”, afirmou o cardeal Lorenzo Baldisseri no comunicado da segunda reunião da Secretaria geral do Sínodo dos Bispos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, realizada em Manaus neste dias 14 e 15 de novembro. Concluído na tarde desta quinta-feira, o encontro foi oportunidade para partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para a Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro de 2019.

O momento favorável da fala do cardeal Baldisseri tem tornado possível à Igreja ser “amazonizada”, como dizem os agentes e membros da REPAM. Neste caminho sinodal toda a Igreja poderá reconhecer as lutas e resistências dos povos amazônicos e confirmar a caminhada da Igreja “cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus” na região”.

O cardeal fala do processo de preparação para esta Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos convocada pelo papa Francisco no passado e ressalta o forte apoio “pelo testemunho e o magistério” de Francisco, “que insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus”.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

COMUNICADO DA 2ª REUNIÃO DA SECRETARIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS COM A REPAM

Convocados por sua Eminência Lorenzo Cardeal Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo, nos reunimos nos dias 14 e 15 de novembro na cidade de Manaus – AM/ Brasil, Bispos delegados de diferentes países que compõem o território da panamazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Antilhas, todos os delegados são membros da Rede Eclesial Panamazônica-REPAM, rede que pertence ao Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, bem como convidados/as representantes da Confederação dos Religiosos e Religiosas da América Latina e Caribe-CLAR, agências parcerias e a equipe de expertos do Sínodo.

Nesta reunião, damos continuidade ao processo sinodal iniciado em janeiro de 2018, em Puerto Maldonado – Peru, por ocasião da visita do Papa Francisco, na qual aconteceu a primeira reunião com a REPAM, e depois da 1ª Reunião do Conselho Pré-Sinodal em Roma em abril deste ano, na qual foi aprovado o Documento Preparatório do Sínodo, “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.

Este Documento Preparatório foi enviado a todas as jurisdições eclesiásticas de todo território Pan-Amazônico para seu estudo e para orientar o processo de ESCUTA através do questionário dirigido ao Povo de Deus na Pan-Amazônia que vem mobilizando a Igreja, as comunidades, paróquias, vicariatos apostólicos, prelazias e dioceses, culminando com as assembleias territoriais nos regionais e animando todo o Processo Sinodal que conta com importante atuação e orientação metodológica da REPAM.

A reunião também tem como objetivo avaliar o caminho percorrido nas assembleias territoriais pré-sinodais, para compartilhar os avanços que foram dados, e encaminhar os desafios que surgem ao longo do caminho para buscar juntos o modo de proceder daqui para frente. Por isso agradecemos a oportunidade de fazer parte desta caminhada em conjunto. Conclui-se que o processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos, para reconhecer suas lutas, resistências e para confirmar a caminhada da Igreja cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus nessa região.

Caminhamos nesse processo sinodal em circunstâncias muito especiais e fortemente apoiados pelo testemunho e o magistério do Papa Francisco, que insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus.

Lorenzo Cardeal Baldisseri
Secretário Geral


Artigos relacionados

Artigos

Os cristãos e as eleições municipais

Em breve, teremos eleições municipais em todo o Brasil para a renovação do Legislativo e do Executivo nos municípios, que são a base da organização...
Artigos

Experiência missionária com o povo indígena Kayapó

Em 1996, cheguei à região Amazônica do Norte do Brasil.  Após breve estágio de adaptação, passei a fazer parte do grupo dos Xaverianos da Past...
Artigos

Francisco reza por uma primavera missionária (vídeo)

Na intenção de oração para o mês de outubro, o protagonista é o Mês Missionário Extraordinário. Em sua intenção, Francisco reza para que “o Espírit...
Artigos

A Carta Testamento é itinerário de santidade para todos

São Guido, é verdade, escreveu tendo em vista os que estavam e no futuro, poderiam estar, na família xaveriana, porém ele fundamenta no batismo a g...