Japão

 

Capital: Tóquio
Superfície: 372,819 Km2 (do tamanho do Goiás)
População: 127,3 milhões de habitantes
Línguas
: japonês
Expectativa de vida: 81 anos
Adultos alfabetizados: 95%
Renda per capita: 32.030 dólares por ano
Religiões: budismo 55,2%; novas religiões 25,9%; sem religião 13,1%; cristianismo 3,2%; xintoismo 2,1%.

Os japoneses são o povo que mais lê e mais trabalha, mas talvez seja também o mais agnóstico, embora tenha no Budismo e no Xintoísmo como suas grandes religiões tradicionais. Sua única razão de vida parece ser o trabalho. O ritmo de produção e a organização social regulam, com efeito, toda a sociedade.
As antigas religiões parecem ser atacadas pelo secularismo moderno. A este importante povo os Xaverianos apresentam a mensagem evangélica com o espírito de seu padroeiroSão Francisco Xavier, que no Japão trabalhou com ousadia em torno de 1550. Os Xaverianos desembarcaram no Japão em fins do outono de 1946 quando pelas ruas e nas lojas começavam a aparecer as luminárias do Natal.
Hoje, decorridos mais de cinqüenta anos, podemos deduzir que a estratégia daquele começo foi boa. Na terra do Sol Levante, trabalham aproximadamente quarenta Xaverianos, distribuídos em 24 centros de testemunho, de anúncio, de diálogo e de caridade. Muito vasto é o leque de suas atividades: há quem ensina na universidade e há quem dirige creches; quem assiste os doentes de um leprosário e quem dirige uma paróquia; quem se especializou no diálogo com os budistas e quem se tornou famoso com suas atividades artísticas.

Comentários