Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Nota da diocese do Alto Solimões sobre os fatos nas terras do Jandiatuba (AM)


“Os povos indígenas têm o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurança, como povos distintos, e não serão submetidos a qualquer ato de genocídio ou a qualquer outro ato de violência...”. (DPI Art 7º # 2)

A Diocese do Alto Solimões, ao tomar conhecimento do suposto massacre dos índios isolados conhecidos como flecheirosacontecido no mês de agosto deste ano no rio Jandiatuba (São Paulo de Olivença-AM), na Terra Indígena do Vale do Javari, e envolvendo garimpeiros que trabalham no local, quer manifestar seumáximorepúdio a este e a todo ato de violência para com nossos irmãos indígenas, denunciar os prejuízos que a mineração provoca há anos no rio Jandiatuba e lamentar o patrocínio pelo poder público federal à mineração em detrimento das minorias, especialmente dos Povos Indígenas.

Pede que o Governo Federal assuma com firmeza seu papel constitucional e subsidiário na política indigenista, respeitando e protegendo as terras demarcadas e completando as demarcações na calha do Jandiatuba e garanta uma efetiva proteção às áreas indígenas fortalecendo as bases de vigilância da FUNAI, que nestes últimos anos sofrem com o descaso e os cortes de recursos.

Manifesta seu total apoio ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para que as investigações iniciadas possam ter seu desenvolvimento e punam os suspeitos mandantes e executores deste vil crime, auspicando que seja feita efetiva justiça.

Reafirma com palavras do papa Francisco que “é preciso assumir a perspectiva dos direitos dos povos e das culturas, dando assim provas de compreender que o desenvolvimento dum grupo social supõe um processo histórico no âmbito dum contexto cultural e requer constantemente o protagonismo dos atores sociais locais a partir da sua própria cultura” (Encíclica Laudato Si’ n. 144).

Agradece as muitas manifestações de solidariedade e apoio de bispos e entidades que nos chegaram nestes dias pelos diferentes meios de comunicação.

Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese, interceda e proteja a quantos, pela ganância e sede de lucro de poucos, são ameaçados e desrespeitados em seus direitos.

Tabatinga, 11 de setembro de 2017.

Dom Adolfo Zon Pereira - Bispo de Alto Solimões (AM).


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

Alto Solimões: rumo a uma Igreja com rosto indígena

Uma das propostas do Sínodo para a Amazônia foi a criação de uma Igreja com rosto indígena. A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAM...
Diocese de Alto Solimões

Formação para a CF 2023: “Fraternidade e Fome”, Regional Norte 1

A Campanha da Fraternidade, “o jeito brasileiro de viver a Quaresma”, segundo o Padre Patricky Samuel Batista, tem como tema em 2023 “Fraternidade ...
Diocese de Alto Solimões

Por uma igreja com rosto amazônico

Os povos amazônicos mantem uma grande variedade de línguas indígenas, algumas são faladas por grande número de pessoas. Uma delas é a língua Ticuna...
Diocese de Alto Solimões

PARÓQUIA DE BELÉM DO SOLIMÕES REFORMA MARCENARIA INDÍGENA SUSTENTÁVEL

Reduzir os impactos na natureza e gerar sustentabilidade. Esse é um dos objetivos da Marcenaria Indígena Sustentável em Belém do Solimões, que hoje...