Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos

O APAE de Coronel Fabriciano (MG) comemorou este data com um culto ecumênico, na qual lembrou os 29 anos de serviço às crianças com a Síndrome de Down.

 ape

Mensagem final do APAE de Coronel Fabriciano

A APAE comemora mais um ano de vida e este é um motivo de imensa alegria. Temos, ao longo destes anos, enfrentado inúmeras dificuldades; mesmo assim Deus tem nos suprido e pudemos sentir sempre a mão protetora e carinhosa dEle a nos guiar. Esta é uma chama acesa e sabemos que esta entidade tem sido muito importante para muitas vidas e numa filosofia de amor, cuidado e proteção tem mudado muitas histórias.

Estamos aqui por um grupo de pessoas que necessitam da nossa voz, da nossa força, da nossa solidariedade, da consciência de que precisamos todos os dias estar dispostos a fazer o melhor por aqueles que acreditam que podemos fazer a diferença. Temos em nossos dia a dia uma missão e por ela lutamos. Sabemos o quanto somos privilegiados pelo fato que podemos conviver com pessoas tão especiais. Muito temos aprendido e com certeza a maior riqueza é encontrar em nossa rotina, em cada vida que aqui se encontra a definição da palavra gentileza, pureza, gratidão e amor.

Agradecemos a Deus por esta entidade, por cada aluno, paciente, pelos profissionais, pela diretoria, pelos voluntários, pela comunidade, pelas parcerias, pela família apaeana. Sabemos que esta é uma história construída ao longo de muitos anos por muitas mãos e que a realidade que hoje vivemos nos dá condição de refletirmos quantos esforços foram precisos para que nossa voz ecoasse e para que a pessoa com deficiência começasse a ser vista com toda a dignidade que lhe é merecida.

Oração final

Que o Senhor nos abençoe e guarde a nossa esperança. Que o Senhor nos uma na transformação daquilo que tem que ser mudado num testemunho concreto do projeto do Evangelho do Reino para o qual todos fomos convocados, Que o Senhor nos acompanhe para anunciarmos em seu Nome a grande esperança de que o mundo necessita

Comentários