Brasil

Os Xaverianos chegaram ao Brasil em 1953, em resposta a um apelo do papa, que pedia às congregações missionários para a América Latina.

Seu primeiro campo de trabalho foi o Norte do Paraná. As pessoas, vindas de todas as partes, buscavam naqueles lugares “novos” um futuro melhor para sí e seus filhos. A presença dos Xaverianos significou, então, não apenas uma presença de anúncio do Evangelho, mas também uma colaboração determinante para o progresso material, econômico e social da região.
Em 1961, os xaverianos foram para a Amazônia na recém criada Prelazia de Abaeté do Tocantins. De lá, foram até ao Xingu, no sul do Pará, atuando junto à população que afluía de todos os cantos do Brasil à procura de terra e de um futuro melhor. Neste contexto particularmente conflitivo e violento, os xaverianos se colocaram decididamente do lado dos pobres, dos povos indígenas e dos sem-terra.
No fim dos anos 70, os xaverianos assumiram o desafio das periferias das grandes cidades onde se verificava a explosão dos conjuntos habitacionais. Lá, eles se empenharam na formação de comunidades eclesiais de base e nas pastorais populares.
Enquanto vivem a aventura de uma Igreja que se colocava decididamente do lado dos pobres e enriqueceram sua fé com a festiva cultura brasileira, eles oferecem à Igreja local seu carisma através da animação missionária e da formação de futuros missionários.

Nossas comunidades e paróquias xaverianas:

Centro de animação missionária na Vila Mariana (São Paulo)    -Paróquia SC de Jesus, Guaianases, São Paulo (SP)

Centro de animação vocacional de Laranjeiras do Sul (PR)         –Paróquia Sant’Ana, Laranjeiras do Sul (PR)

Seminário de Londrina (PR)                                                                         –Paróquia NS de Fátima, Londrina (PR)

Paróquia Jesus Cristo Operário e Maria Mãe da Igreja, Londrina (PR)    -Paróquia SF Xavier, C. Fabriciano (MG)

Centro Cultural Conforti (CCC) e seminário, em Curitiba (PR)                       -Paróquia Bom Pastor, Curitiba (PR)

Noviciado em Hortolândia (SP)                                          –Paróquia NS Aparecida, Rosolém, Hortolândia (SP)

Paróquia Imaculado Coração de Maria, Piracicaba (SP)    –Paróquia São João Batista, Nova Laranjeiras (PR)

 

PARÁ:

Amigos dos xaverianos em Belém (PA)                                      -Dioc. de Castanhal e Conc. de Araguaia (PA)

– Comunidades xaverianas em Abaetetuba (PA)                                                  -Diocese de Abaetetuba (PA)

– Centro de Anim. e Form. Missionária (Ananindeua, PA)                      –Paróquia São Francisco Xavier, Belém (PA)

Centro de Pastoral Indigenista em Redenção (PA)                                              -Prelazia do Xingu (PA)

 

Comentários